No passado dia 4 de Julho de 2008, o Grupo Recreativo e Etnográfico “AS TRICANAS POVEIRAS“, no sentido de poder transmitir uma imagem da Cultura Poveira a todo o mundo lusófono, inaugurou o seu novo site www.tricanaspoveiras.pt com a apresentação in loco, do estilo optado.
Além desta sua função, tem a particularidade de informar os cibernautas do que se faz, no que diz respeito às nossas actividades, com especial realce para aquelas que consideramos de maior importância, e, naturalmente, sobre os 15 anos de existência do Grupo, que é, nem mais nem menos, do que a nossa história.
O vereador da Cultura do nosso Concelho, Dr. Luís Diamantino, foi o padrinho do acontecimento que contou, também, com a presença de diversos convidados e elementos do Grupo (antigos e recentes), que, como não poderia deixar de ser, emprestaram um pouco da sua alegria à cerimónia, ajudando-a a ser mais um “marco histórico” na história da Instituição, passe a redundância. Com esta “mais valia“ o Grupo deu mais um passo para a sua modernização, tentando com esta atitude, acompanhar as constantes mutações em que o mundo actual é fértil.
A Direcção d’AS TRICANAS POVEIRAS aproveitou esta oportunidade para dar a conhecer aos presentes, as novas músicas e os mais recentes vídeos, que em breve serão lançados no mercado em forma de CD’s e DVD’s, respectivamente.
Numa atitude de verdadeira sinceridade e reconhecimento – sempre dispensados pelo Pelouro da Cultura ao trabalho por nós desenvolvido ao longo dos 15 anos da existência do Grupo – o Vereador, Dr. Luís Diamantino, agraciou a nossa instituição, na pessoa do nosso Presidente António Pereira, atribuindo uma réplica da Lancha Poveira e a oferta de uma série de livros que muito irá enriquecer a nossa biblioteca. Por sua vez, António Pereira, retribui essa atitude com a oferta de uma pequena e singela lembrança, a um homem a quem a Póvoa muito deve, pelo incremento que tem dado a todo o tipo de Cultura: à dita intelectual e à popular: Dr. Luís Diamantino.
A cerimónia, com a simplicidade própria do Grupo, foi encerrada com um “porto de honra“, onde todos brindaram pelo futuro êxito da iniciativa.