Do Mar da Póvoa . . . Rumo à MAdeira

    O título deste trabalho "jornalístico" poderá – assim… à primeira vista -sugerir uma viagem turística à… ilha da Madeira, protagonizado pelas nossas Tricanas. Porém, a verdade não foi  essa. 
Na realidade, o rumo tomado, foi o da solidariedade e portanto, o do amor ao próximo, porque o título apenas se refere a um espectáculo, levado a efeito no passado dia 7 de Março, tendo como palco o Auditório Municipal, cuja receita "rumou" à citada ilha com a nossa modesta contribuição na ajuda prestada à reconstrução daquilo que foi o resultado da catástrofe que assolou aquele florido e encantador pedaço de terra no oceano Atlântico plantado.
    Com a "casa" bem emoldurada de público – a evidência da solidariedade do nosso povo -, o espectáculo apresentou-se dividido em duas partes: Teatro Revista (Ralho entre famílias) e Variedades. A primeira, protagonizada por duas "famílias" – uma de lanchões (ricos) outra de sardinheiros (pobres) – genuinamente Poveiras, foi muitíssimo bem interpretada por actores do Grupo (crianças e adultos) e que nos "transportaram" a tempos de outrora. Para quem pouco conhecimento tem dos "bastidores" do G.R.E. "As Tricanas Poveiras", deve-se realçar o facto de, nesta representação – tais como noutras passadas –  ter actuado uma família de três gerações (avó, filha e neto) o que, para "os tempos que correm", é digno de registo.
A segunda parte, foi preenchida com canções interpretadas por: Sílvia Raquel (fado);  António Nova (canção); Rui Nova e Noé Gavina (presentes no último Festival da Canção Nacional); André Vicente (a nova revelação); João Nuno e Nanda Caseiro (também como apresentadores); Antonieta Pereira e José Fernandes (em duo com magníficas canções). Estava prevista a actuação – como cançonetista – 
do artista Dulcídio Marques (também ele, um conceituado artista  
plástico) mas, por motivos de saúde manifestados em pleno palco, não lhe foi possível, através da sua magnífica voz, apresentar algumas das suas canções dedicadas à sua Terra Natal: a Póvoa de Varzim.
    Também, como já vai sendo habitual neste tipo de espectáculos, a Poetisa Poveira Albina Dias, declamou alguns dos seus poemas, com especial destaque para o que dedicou à Madeira.
    Por aquilo que nos foi dado apreciar, todo o espectáculo foi do agrado do Público presente, principalmente pelo motivo da sua realização.
    O Povo Madeirense está agradecido e as "Tricanas Poveiras" de parabéns.

Pode ver mais fotografias deste evento aqui.

 

 

Scroll to Top