Festa do Traje

No último sábado do mês de Maio, mais concretamente no dia 28, o nosso GRUPO organizou pela 1ª vez, na Póvoa de Varzim, uma FESTA DO TRAJE. Serviu de palco a este evento, o instalado do Auditório Municipal, que pretendeu mostrar o PASSADO e o PRESENTE no intuito de preservar toda a nossa Etnografia consubstanciada nos USOS, COSTUMES e TRADIÇÕES, através da interpretação de Artistas Amadores Poveiros e abrilhantados por Danças Alegres assentes em Música Poveira.

O espectáculo, da autoria e direcção artística de António Pereira, foi composto por 8 quadros e o mesmo número de mostras de TRAJES. Naturalmente que todo o desfile, foi intercalado com DANÇA, MÚSICA, POESIA e, naturalmente, por todo o FOLCLORE imanado pelo próprio desfile. As mostras dos TRAJES, correspondentes a cada quadro, sucederam-se pela seguinte ordem: "NOIVOS E PADRINHOS DO CASAMENTO POVEIRO"; "TRABALHAR O LINHO" "PESCADEIRAS/PESCADORES – SARDINHEIRO E LANCHÃO – E APANHA DO SARGAÇO"; "O TRABALHO"; "BANHEIROS E BANHISTAS"; "ROMARIAS E FESTAS"; "LAVADEIRAS E TRICANA ANTIGA" e "LUTO E HOMENS DE RESPEITO". Para que tudo isto fosse possível, foram convidados: RANCHO FOLCLÓRICO DE S.PEDRO DE RATES; RANCHO FOLCLÓRICO DE SANTA EULÁLIA DE BEIRIZ; RANCHO FOLCLÓRICO DE AVER-O-MAR; RANCHO FOLCLÓRICO DE SANTA MARIA DE TERROSO; GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DO CENTRO SOCIAL BONITOS DE AMORIM e GRUPO I – LOVE – YOU – DANCE.
Na nossa opinião, perto de uma centena de artistas das Freguesias representadas, deveria ter pisado o palco do Auditório, numa verdadeira demonstração de amor aos USOS, COSTUMES e TRADIÇÕES da sua Terra. Além desta verdadeira vivência de ETNOGRAFIA, as vozes de Dulcídio Marques, António Nova, André Vicente e Antonieta Pereira, fizeram-se ouvir através de excelentes canções, assim como Albina Dias declamou alguns poemas de sua autoria.

Apesar de o número de espectadores ter sido diminuto (noite de final europeia e peregrinação da Srª. da Saúde), este espectáculo deve ser repetido e ser apreciado por gente responsável (Câmara, Museu, Biblioteca e Arquivo Municipais), para enriquecimento Cultural e, naturalmente, ficarem a conhecer melhor o que de bom existe na nossa Terra, "ligado" à nossa ETNOGRAFIA e ao nosso FOLCLORE.

Pode ver mais fotografias deste evento aqui.

 

 

 

Scroll to Top