Há um velho ditado popular que reza assim: – "MAIS VALE TARDE, DO QUE NUNCA ". Vem isto a propósito da APRESENTAÇÃO do novo espaço onde, a partir de agora, irá funcionar a SEDE SOCIAL do G.R.E. "AS TRICANAS POVEIRAS". Foram quase 20 anos de espera – mais 14 do que os esperados – para tornar o "sonho" quase realidade. Esta espera…tão longa, faz-nos recordar um outro aforismo: – "QUEM ESPERA, SEMPRE ALCANÇA".
Embora o objetivo não tivesse sido alcançado na sua totalidade – falta o espaço para as principais atividades – , a verdade é que a SEDE SOCIAL …já é uma realidade!
Como não podia deixar de ser, para esta CERIMÓNIA, foram convidadas diversas entidades oficiais e particulares. Destas, temos o prazer e o dever de destacar, as que estiveram presentes: fundadores, Ex componentes e atuais, amigos do Grupo, colaboradores, associações, patrocinadores e, naturalmente, uma representação da nossa principal Autarquia composta por Eng.º AIRES PEREIRA, Dr. LUIS DIAMANTINO e Dr.ª LUCINDA DELGADO, respetivamente VICE-PRESIDENTE da CÂMARA MUNICIPAL, VEREADOR do PELOURO da CULTURA e VEREADORA do PELOURO do TURISMO.
Numa visita guiada por António Pereira, o Presidente da Instituição, autarcas e outros convidados, mostraram-se bastante agradados pelo que presenciaram, principalmente pela profunda transformação operada no espaço, de forma a oferecer um novo visual a todos quantos o queiram visitar.
Conforme vai sendo da praxe, em cerimónias deste jaez, os discursos não podem faltar. Com toda a naturalidade, eles surgiram.
Também, como é da norma, começou o Presidente do GRUPO por tecer algumas considerações acerca do momento que se estava a viver, principalmente do empenho em que muitos dos que compõem o GRUPO RECREATIVO E ETNOGRÁFICO "AS TRICANAS POVEIRAS" se entregaram, a uma manifestação de FILANTROPIA, que foi o ressuscitar de um espaço "morto" para uma vida alegre e cheia de Cultura que, com toda a certeza, muito irá beneficiar a nossa Terra: a Póvoa de Varzim.
Seguidamente, em nome da Autarquia Poveira, usou da palavra o Eng.º Aires Pereira elogiando todo o esforço desenvolvido na recuperação do espaço e do resultado obtido em função desse mesmo esforço, não obstante terem de aguardar pela cedência do espaço em falta, no sentido de possibilitar o desenvolvimento de todas as atividades do Grupo. Sendo ele, um verdadeiro Poveiro, o mesmo que dizer, natural de uma Terra de pescadores, recordou palavras de um velho ditado chinês – incitando o Grupo num bom aproveitamento do espaço – dizendo o seguinte: – " a cana já vocês a têm!… Fico à espera de uma boa pescaria. Ao terminar a sua intervenção, manifestou bastante apreço pela Instituição, não só pelo seu bom desempenho em prol da Cultura e do Desporto na nossa Terra que, certamente, muito têm contribuído para a adesão de muita juventude à política Recreativa, Desportiva e Cultural desenvolvida pelo Grupo, sentindo o Autarca, tudo isto, como uma mais-valia para o futuro dos jovens, consubstanciada numa eventual ajuda na sua formação cívica, moral, mental e, porque não?!…também intelectual.
Um PORTO DE HONRA oferecido pela Direção da Coletividade a todos os convidados presentes, foi um bom pretexto para um franco e alegre convívio, dando também a oportunidade de homenagear os fundadores do GRUPO, através do descerramento de uma peça – em relevo – (colocada numa das paredes das suas instalações), com a respetiva gravação dos seus nomes.
Pode ver mais fotografias deste evento aqui.