Os nossos amigos, nunca são esquecidos nesta época festiva e…noutras também. Percorremos ruas, visitando diversas empresas, casas comerciais e particulares, onde fomos sempre bem recebidos com simpatia e amizade. Dessas visitas, realçamos duas! Uma, foi dirigida aos utentes da Santa Casa da Misericórdia, com o firme propósito de os ajudar a recordar os USOS e COSTUMES, de tempos ancestrais da nossa Terra. A outra, foi encaminhada para os estúdios da Rádio Onda Viva, para agradecer o apoio dispensado como veículo de divulgação das nossas actividades em prol da cidade Poveira que, tal como nós, também serve.
A convite de uma entidade de Pedras Salgadas, deslocamo-nos no passado dia 11 de Janeiro, a essa localidade com o nosso Grupo das Janeiras, como convidados especiais, num encontro de grupos de CANTAR AS JANEIRAS e dar a conhecer a nossa forma e Tradição de as CANTAR.
Dos 7 conjuntos do ENCONTRO – incluído o da casa – o nosso, foi o único que se apresentou com instrumentos musicais da antiga tradição artesanal e os velhos trajes de outrora (anos 20/30). Com toda a naturalidade, as nossas afinadíssimas vozes fizeram-se ouvir – com uma boa parte do nosso reportório – de entre os outros Grupos (constituídos por estudantes e professores), que se apresentaram neste 16º encontro das Pedras Salgadas. Por ser bom recordar os tempos dos nossos avós, vou apresentar todos os instrumentos utilizados nessa tocata e respectivas vozes: CASTANHOLAS (2 pedaços de madeira – com uma das pontas queimadas, para melhorar o som – entre os dedos), por Lourdes Nova e Amadeu Lima; TESTOS (dos tachos da cozinha), por Maria do Desterro; PINHAS (verdadeiras), por Guilhermina, neta da Desterro e Conceição Rosa; FERRINHOS, por Toni Silva; CARICAS (das garrafas de refrigerantes), por Laura Martins, Dores e Isabel Silva; BOMBO, por José Augusto; RECO-RECO, por José Silva; PANDEIROS, por Manuela Almeida e Jaime Silva.
Pelo que nos chegou aos ouvidos, a actuação da nossa gente foi muitíssimo boa e o nome da nossa Terra, mais uma vez foi prestigiado.