Desfile de Vestidos de chita – 1º concurso das costureiras

" LINDA COSTUREIRINHA "

    Por ter sido sempre… uma das minhas grandes paixões, as costureiras sempre me motivaram, não só por fazerem de mim um homem feliz – sempre que as contemplava – como também conseguirem impor  no meu subconsciente, o sonho de conseguir uma companheira (para o resto da minha vida) que, por força dessa mesma profissão, fosse uma TRICANA. Em 8 de Dezembro de 1967, tive a felicidade de concretizar esse SONHO quando, no altar da igreja de Amorim, me uni a essa mulher: COSTUREIRA e TRICANA numa só.
  Este pequeno preâmbulo serve perfeitamente para fazer referência ao Sarau de Variedades que, a que tive a sorte e o privilégio de assistir, na passada noite de 9 de Outubro de 2010 em pleno palco do Auditório Municipal: "LINDA COSTUREIRINHA".
    O G.R.E. "AS TRICANAS POVEIRAS", dando continuidade ao muito que já tem feito no enriquecimento da Cultura da nossa Terra, encenou este extraordinário espectáculo com o firme propósito de nele incluir um Desfile de Vestidos de Chita, no intuito de promover o 1º. Concurso de Costureiras. Sem quaisquer dúvidas – venham elas donde vier – que ANTÓNIO PEREIRA, o autor e director artístico deste espectáculo, e de muitos outros, é presentemente…e desde há muitos anos, o maior impulsionador do Teatro Amador na Póvoa de Varzim. Não tive qualquer problema em destacar isso mesmo, há relativamente pouco tempo, num evento cultural sobre o tema, realizado no Arquivo Municipal, tendo como orador, o professor Humberto Fernandes.
    Este SARAU, dividido em duas partes, teve de "tudo"… Para além do Concurso. A música, como não podia deixar de ser, esteve presente não só através de algumas gravações como também ao vivo, esta interpretada pela orquestra do Grupo composta pelos músicos: Gilberto Sousa, João Neves, Armando Neves, Joaquim Braga e António Vilaça. As canções, em magnífico plano, saíram das vozes dos conceituados artistas Poveiros: Antonieta Pereira, André Pereira, António Nova e Rui Nova. Como quase sempre, as Danças e Cantares estiveram a cargo do G.R.E. "As Tricanas Poveiras". Em homenagem a todas as costureiras, a poetisa poveira Albina Dias, declamou dois poemas de sua autoria: "Vestido de chita" e "A Costureirinha". As "brejeirices", que preencheram praticamente toda a 2ª. Parte, estiveram a cargo dos actores/actrizes: Lurdes (Miquelina), Rosalina
(Sesaltina) e Manuela (Joaquina) em O COCHICO DAS COMADRES; Tone Costa
(avô) e Bruna (neta) em CONSELHOS DO AVÔ; Antonieta, a mestra, com as costureiras Paula (Lina), Gabriela (Gusta) e Conceição (Rita) animaram o quadro NA MESTRA DE COSTUREIRAS; José Silva (Zézinho) e Tone Costa (Toninho) foram os CLIENTES ESPECIAIS da MESTRA.
    Deixei propositadamente os VESTIDOS e as COSTUREIRAS para esta fase deste meu pequeno "apontamento", com a intenção de lhes poder dar um destaque especial. Para isso, nada melhor do que começar por apresentar as Costureiras concorrentes ao certame: AVELINA FERNANDES GOMES FESTAS (1 vestido), MARIA DO ROSÁRIO OLIVEIRA MARQUES (3 vestidos), ALBINA MOREIRA DIAS DA SIVA (1 vestido), PAULA MARIA SANTOS CUNHA DA SILVA (1 vestido), MARIA ANTONIETA NUNES PEREIRA (3 vestidos), ELZA FEITEIRA MARANHÃO (2 vestidos) e MARIA DA CONCEIÇÃO MARQUES SERRÃO DA ROSA (1 vestido). Todas estas senhoras manifestaram a sua paixão pela COSTURA, não só pelos trabalhos apresentados como também pelo "brilho dos seus olhos" que espelhavam a contemplação das suas OBRAS DE ARTE. Reparou, com toda a certeza, que a frase OBRAS DE ARTE, não tem aspas por uma razão muito simples: sempre entendi a COSTURA como uma…ARTE. Com a minha mulher, além de ter começado a gostar de poesia, também comecei a perceber a COSTURA como algo de sublime.
    A arte, também é necessária, para mostrar aos outros, o que pode ser feito com tecido, linha, agulha, dedal e, naturalmente, a máquina de costura: o VESTIDO, por exemplo. Essa arte, esteve também patente na apresentação dos trabalhos, através de MANEQUINS convidados para o efeito e que, por feliz coincidência, são todos elementos da associação. Apesar disso, foram todos eles, escolhidos " a dedo" pelas autoras das Obras a concurso, estiveram francamente BEM. É de toda a justiça, aqui recordar os seus nomes: GABRIELA MARISA SERRÃO DA ROSA CARVALHO (modelo nº.1), ANA FILIPA MARQUES PEREIRA (modelo nº.2), JOANA MARLI DA SILVA RAMOS (modelo nº.3), ROSA MARIA DINIZ JORGE (modelo nº.4), LAURA MARGARIDA LIMA SILVA (modelonº.5), ANA RITA DA COSTA FONSECA (modelonº.6), MARIA DE FÁTIMA FORTUNATO GOMES (modelo nº.7), JOANA DE ALMEIDA SERRÃO (modelo nº.8), BRUNA RENATA DA SILVA RAMOS (modelonº.9), SARA EMILIANA NEIVA DOS SANTOS MARQUES COUTO (modelo nº.10), CRISTINA FILIPA DA SILVA DOMINGUES CASTRO
(modelo nº.11) e MARIA DA GLÓRIA CUNHA DA SILVA (modelo nº.12). Todas estas jovens, a maioria (9) estudantes, dignificaram os trabalhos que apresentaram e, naturalmente, as suas autoras, ao fazerem 3 passagens no desfile, primorosamente apresentado pelo André e pelo Tiago. TÂNIA SOFIA BARROS, teve a seu cargo a simpática cenografia da passagem dos modelos e as, já habituais, LINA e FLORINDA, foram as responsáveis pelos excelentes penteados exibidos pelas intervenientes no espectáculo.
    Tendo consciência do estado deplorável em que se encontra a nossa sociedade – e o País também -, ao qual alguns "iluminados" teimam em atribuir-lhe o nome sonante de "democracia", obriga-me a reflectir sobre isso mesmo. Feita a reflexão, e por conhecer a forma como iria ser feita a votação para se apurar o VENCEDOR, considerei democrática a forma utilizada: foram as próprias concorrentes a pontuar os trabalhos apresentados (com excepção do seu…naturalmente), com a obrigação de obedecerem aos parâmetros, previamente estabelecidos. Foi a partir dessa regra que, Angélica Santos, a responsável pela contabilidade da pontuação atribuída por cada uma das concorrentes (entregue em envelope fechado), anunciou a classificação obtida: 1ª. classificada: MARIA ANTONIETA NUNES PEREIRA (obteve também o 8º. e 10º. lugar) através do modelo nº.8, envergado pela jovem JOANA DE ALMEIDA SERRÃO; em 2º. Lugar ficou o trabalho de, ALBINA MOREIRA DIAS DA SILVA, com o vestido nº.5 assente no corpo de LAURA MARGARIDA LIMA SILVA; a 3ª. Melhor ficou nas mãos de MARIA DA CONCEIÇÂO MARQUES SERRÃO DA ROSA ao apresentar o seu trabalho no manequim nº.1, GABRIELA MARISA SERRÃO DA ROSA CARVALHO.
    Embora reconheça ser repetitivo nos nomes das intervenientes no Concurso, permitam-me, apenas por uma questão de preciosismo, que faça referência às restantes classificações, que foram premiadas com MENÇÕES HONROSAS: 4ª., AVELINA FERNANDES GOMES FESTAS, 5ª., ELZA FEITEIRA MARANHÂO (obteve também o 12º. lugar) e MARIA DO ROSÁRIO OLIVEIRA MARQUES (obteve também os 7º.e 11º.lugares) e 9º.,PAULA MARIA SANTOS CUNHA DA SIVA. Com toda a honestidade, devo dizer que, pessoalmente, a tarefa não deveria ter sido muito fácil, pelo simples facto de todos eles serem muito bonitos, embora reconheça a minha pessoa, como pouco ou nada indicada, para produzir tal afirmação, porque estou consciente da minha falta de aptidão para dar opiniões sobre o "assunto", apesar de estar casado (há 43 anos) com uma especialista na ARTE.
    A apoteose final fez-se com DANÇAS e CANTARES executadas pelos elementos do G.R.E. "AS TRICANAS POVEIRAS" interpretando uma marcha intitulada: Gentes da Minha Terra! Gentes de Portugal!
    Não quero terminar este já meu longo e grato registo, sem lembrar a preciosa colaboração de João Couto em voz OFF e na apresentação da classificação final, assim como da sua colega jornalista Angélica Santos que, seguindo o exemplo de outros eventos, honrou o Grupo com a sua presença e o trabalho desenvolvido. Uma palavra muito especial de regozijo e, porque não, de gratidão também, para Armindo Pereira e Alfredo Oliveira pelo seu trabalho invisível:
Foram os CONTRA REGRA.
   Foi muito grato para mim, fazer esta pequena "reportagem" de um espectáculo que, com toda a certeza, irá perdurar por muito tempo, porque foi na realidade uma grande noite de alegria e de muita categoria. Faço sinceros votos para que, num espaço de tempo muito breve, possamos ter a oportunidade de assistir a um outro do mesmo género.

                                                         Bem-haja
                                                                       
                                                      Jorge Silva

  Pode ver mais fotografias deste evento aqui.

 

 

Scroll to Top